gallery/fcbook
gallery/instagram
gallery/foto-capa6

10 perguntas frequentes sobre estudar na Alemanha

Gostou do artigo?

Compartilhe!

gallery/d9c32ddda3c88332f7d63d888f58f8fd.lock

Muita gente gostaria de vir estudar em uma universidade na Alemanha, mas ainda não sabe por onde começar o processo e tem muitas dúvidas. Neste post respondo 10 perguntas que recebo com frequência sobre este assunto.

 

1 - Quais os primeiros passos?

 

O primeiro de tudo é você decider qual curso e onde quer estudar. No site de toda universidade você vai encontrar os requisitos para poder fazer determinado curso e quais documentos são necessários para se candidatar a uma vaga. Só para ter uma ideia: o semestre de verão começa em março/abril, com data final para candidatura em dezembro/janeiro e o semestre de inverno começa em setembro/outubro com data final para candidatura em julho. Sim, essas datas variam de universidade para universidade, então procure a data certinha no site da sua universidade e preste atenção a ela. Para o mestrado que fiz, por exemplo,tive que me candidatar até final de março para começar a estudar em outubro, pois era um programa internacional e a maioria dos estudantes precisava requerer visto para vir para a Alemanha.

 

Se você for aceito pela universidade vai receber uma carta convite. Com esta carta você vai poder então começar a planejar sua viagem: comprar as passagens aéreas e procurar um lugar para morar. O visto pode ser feito na Alemanha, você entra no país como turista e dá estrada no visto no departamento de estrangeiros (Ausländerbüro). Alguns documentos necessários para o visto você talvez só vai conseguir obter depois que estiver aqui, como o contrato de moradia e o comprovante de seguro de saúde.

 

Esta parte dos documentos para o visto é uma corrente dependente: para requerer o visto você precisa de um seguro de saúde, para fechar contrato com o seguro de saúde você precisa de uma conta bancaria e para abrir uma conta bancaria você precisa estar aqui na Alemanha e ter um endereço fixo.

 

2 - Preciso validar meu diploma brasileiro para fazer mestrado ou doutorado na Alemanha?

 

Depende da universidade e depende do curso. Eu só precisei da tradução juramentada do meu diploma brasileiro para concorrer a uma vaga no mestrado, mas sei que na área de medicina esta parte burocrática é um pouco diferente e os estudantes geralmente precisam validar o diploma. Então o melhor a fazer é perguntar diretamente na universidade como você deve proceder.

 

Mais informações sobre validação de diploma estrangeiro você encontra no site da anabin.

 

3 - Preciso frequentar o Studienkolleg?

 

Quem terminou agora o ensino médio e quer fazer seu primeiro curso superior na Alemanha precisa primeiro frequentar o Studienkolleg. Isto por que o certificado do ensino médio brasileiro não dá ao estudante o direito ao nível superior na Alemanha. O Studienkolleg serve para nivelar o estudante estrangeiro com os estudantes vindos de escolas alemãs. Veja neste post detalhes de como se candidatar para o Studienkolleg.

 

Agora quem já começou algum curso no Brasil pode simplesmente fazer uma transferência para a universidade na Alemanha. Os requisitos básicos são: já ter estudado pelo menos dois semestres no Brasil e apresentar um certificado de proficiência na língua alemã (ou na língua, na qual o curso na Alemanha é ministrado). Porém estas regras podem variar dependendo da universidade e do curso. Então, de novo, o melhor a fazer é se informar diretamente na universidade que você pretende estudar.

 

4 - Qual tipo de visto devo requerer?

 

Você vai precisar de um visto de estudante, segundo a lei § 16, para poder morar e estudar na Alemanha.

 

Quais os documentos necessários para requerer este visto?

  • Formulário de requerimento preenchido

  • Carta convite da universidade

  • Comprovante de seguro de saúde

  • Contrato de aluguel de apartamento/quarto

  • Comprovante de renda (a soma total de cerca de 800 euros para cada mês que o visto será válido em uma conta bancaria na Alemanha - esse valor aumenta a cada ano - ou uma pessoa que mora e trabalha na Alemanha assina um documento, o Verpflichtungserklärung, comprovando que será seu responsável financeiramente aqui)

  • Passaporte válido

  • Pagamento da taxa

 

5 - Posso trabalhar com visto de estudante?

 

Sim, atualmente com o visto de estudante você tem o direito de trabalhar até 120 dias inteiros por ano. Aqui neste post dou dicas de trabalhos para estudantes.

 

6 - Preciso provar proficiência na língua alemã?

 

Sim, se o curso é ministrado em alemão o estudante precisa apresentar o certificado TestDaF ou telc e se for em inglês o TOEFL ou telc. Aqui existem várias excessões: algumas universidades aceitam também outros certificados e se você já cursou outro curso naquela língua normalmente também não precisa mais apresentar um certificado de proficiência. Por exemplo: você já fez um mestrado em inglês e agora quer fazer outro na Alemanha também em inglês. O seu diploma do primeiro mestrado já servirá como comprovante de proficiência em inglês.

 

Quem faz o Studienkolleg também não precisa de nenhuma certificado de alemão, pois para poder entrar no Studienkolleg o estudante já tem que passar em uma prova de alemão.

 

7 - Como encontrar moradia na Alemanha?

 

Muitas universidades na Alemanha ajudam os estudantes estrangeiros a encontrar uma moradia ou até oferecem um quarto na república de estudantes. Então entre em contato com o international center ou international office da sua universidade e pergunte se eles oferecem este serviço. Caso este não seja o caso você terá que procurar por um apartamento por conta própria mesmo. Veja neste post como procurar por moradia na Alemanha.

 

8 - Qual seguro de saúde devo ter?

 

Para viajar para a Alemanha é recomendável você comprar um seguro de saúde de viagem, mas este seguro não precisa cobrir todo o tempo que você vai morar aqui. Um seguro de saúde público alemão sairá muito mais em conta. Então o que eu fiz e sempre recomendo as pessoas a fazerem é comprar um seguro de viagem ainda no Brasil somente para a primeira semana na Alemanha. E então assim que você chegar aqui adquira um seguro de saúde público daqui. Alguns exemplos de seguradoras na Alemanha: AOK, TK, IKK e HKK.

    

 

9 - Quantos euros preciso por mês para viver na Alemanha?

 

Isto vai depender muito da cidade onde você vai morar e do seu estilo de vida. Para requerer o visto de estudante se deve comprovar uma renda de 800 euros por mês e este valor é visto como o mínimo necessário para viver na Alemanha. Entretanto em cidades maiores como München, Berlin e Köln este valor pode estar bem longe da realidade. Neste post conto um pouco dos meu gastos mensais em Stuttgart.

 

10 - Qual a melhor cidade para morar, estudar e trabalhar na Alemanha?

 

Vejo esta pergunta praticamente todos os dias, ou aqui no blog ou em grupos no facebook e outras redes sociais. E a minha resposta é: qual a melhor cidade para morar, estudar e trabalhar no Brasil?

 

Não há como citar uma (e nem duas e nem 10!) cidade que seja a melhor para morar. O mais importante é você decidir qual curso você quer estudar e então começar a “filtrar” as cidades que estejam em questão, dependendo do seu estilo de vida e suas condições financeiras.

Eu já morei em Frankfurt, Stuttgart e Offenburg: a primeira com 700 mil habitantes, a segunda com 600 mil e a terceira com 60 mil. Pra mim a melhor destas cidades é, sem dúvida nenhuma, Offenburg. Mas há quem diga que não moraria nem amarrado em uma cidade deste tamanho.

 

Se você já está pensando em trabalho, como estudante você encontra trabalho em qualquer cidade, não se preocupe. Depois que você terminar os seus estudos e procurar um emprego na sua área aí sim, pode começar a pesquisar em qual cidade o salário seria melhor ou em qual cidade você teria mais chances de conseguir um emprego. E sem contar que depois de ter morado um tempo na Alemanha você conhecerá mais cidades e poderá julgar você mesmo qual cidade seria a melhor para morar.

 

Na minha opinião, como estudante, o ponto mais importante é a universidade. Se você está em dúvida entre duas ou mais universidades, procure opiniões de outros estudantes ou rankings de universidades e cursos para te ajudar a decidir para onde ir. E depois disso aí sim, pesquise sobre a cidade e veja se você gostaria de morar lá.

 

Estas são só algumas das perguntas sobre o tema estudos na Alemanha que recebo com frequência. Se você tem outras dúvidas, que não foram respondidas aqui, deixe sua pergunta nos comentários abaixo!

 

 

Autora: Fabíola Testoni

01/05/2017