gallery/fcbook
gallery/instagram
gallery/foto-capa6

Casa brasileira x casa alemã

Neste post vou contar quais foram, para mim, as maiores diferenças entre as casas na Alemanha e as casas no Brasil quando cheguei aqui pela primeira vez.

 

Primeiro preciso lembrá-los que nasci e sempre morei na humilde Blumenau e que cheguei na Alemanha no ano de 2008. Desde então muitas coisas mudaram tanto no Brasil quanto na Alemanha, mas essas foram as diferenças que mais me chamaram a atenção naquela época e que na minha opinião, continuam sendo grandes diferenças até hoje.

 

Lava-louças

 

Lava-louças: que invenção maravilhosa! Os alemães adoram um lava-louças e eu sinceramente não sei por que ele não é usado no Brasil (pelo menos em Blumenau não!).Eu acho que em toda a minha vida eu tive uma amiga que tinha um lava-louças em casa. Eu pessoalmente nunca tinha usado um. E então chego na Alemanha e vejo que aqui é a coisa mais normal do mundo colocar toda a louça do almoço no lava-louças, apertar um botão e pronto! Eu, na posição de au-pair da família fiquei muito aliviada, pois pensava que a parte da louça iria sobrar pra mim!

 

Lavando roupa

 

Pra começo de conversa, eu nunca tive e também nunca vi aqui na Alemanha um tanque de lavar roupas. Quando preciso lavar alguma coisa a mão lavo na pia do banheiro ou na banheira. Aqui na Alemanha a maioria da roupa é lavada basicamente na máquina e podemos lavar a roupa em diversas temperaturas diferentes, indo de 30 ͦ C a 90 ͦ C, geralmente. A maioria das máquinas são daquelas que você põe as roupas pelo lado, como na foto abaixo. Muitas famílias tem uma secadora de roupas e na falta de uma secadora, a roupa é secada no varal mesmo. E a diferença? O varal fica dentro de casa! Os varais estão normalmente no porão, onde se encontra também a máquina de lavar. Muitas pessoas também tem um varal pequeno móvel, que usam dentro de casa mesmo, na sala, em um quarto ou no banheiro.É claro, quando o dia está ensolarado, também aproveitamos pra secar a roupa ao sol. Mas as pessoas geralmente possuem só este varal pequeno móvel, que podem pôr na varanda ou no quintal. Não é como no Brasil que se tem um varal grande fixo no quintal de casa.

Gostou do artigo?

Compartilhe!

gallery/d9c32ddda3c88332f7d63d888f58f8fd.lock

Garagem

 

Está certo que nem toda casa no Brasil tem uma garagem, mas normalmente sim. Ou as pessoas deixam o carro pelo menos dentro de um cercado. Aqui na Alemanha muitas casas não tem garagem e nem espaço para o carro dentro do cercado. E o que mais me intrigava no começo, era que elas até teriam espaço para isto. Aqui na minha rua por exemplo, muitas casas até tem garagem, mas as pessoas usam a garagem para guardar coisas e estacionam o carro na rua.

 

E para você? Qual a maior diferença entre as casas na Alemanha e no Brasil?

 

 

Autora: Fabíola Testoni

30/12/2016

Água quente na pia do banheiro

 

Essa com certeza é a minha diferença favorita! No Brasil, na minha casa nós nunca tivemos a opção de água quente na torneira da pia do banheiro. Lavar o rosto de manhã cedo no inverno era uma tortura. Aqui na Alemanha é normal ter água quente na pia do banheiro e eu adoro!


Banheira

 

A banheira é algo que não pode faltar na casa de um alemão. Ter um chuveiro dentro da banheiro, de um modo que você possa dentro da banheira tanto tomar banho de chuveiro quanto de banheira é muito normal na Alemanha. Muitas casas também tem a banheira e o chuveiro com cabine separados. E vejo que esta é a tendencia das casas mais novas. Mas a regra é: uma casa pode até não ter chuveiro com cabine, mas pelo menos uma banheira sempre tem! Como toda regra tem exceções: sim, eu já vi apartamentos sem banheira --> na república de estudantes!

 

gallery/casabrasileiraxcasaalema6
gallery/casabrasileiraxcasaalema2

Chaleira elétrica

 

Até hoje nunca vi uma chaleira não-elétrica aqui na Alemanha. Todas as pessoas que conheço usam chaleira elétrica e quando cheguei aqui achei ela super prática. Tanto que já levei uma de presente pra minha mãe no Brasil. Nas minhas últimas visitas ao Brasil percebi que já estão vendendo estas chaleiras lá também.

 

Cafeteira


Aqui na Alemanha você vai encontrar diversos tipos de cafeteiras: com pads, com cápsulas,automática que mói os grãos na hora e muitas outras. Existem muitas marcas e preços diferentes e café é uma especialidade dos alemães. Mas a minha vida toda eu tinha feito e tinha visto as pessoas fazerem café com o bom e velho coador, com um filtro dentro, 2 colheres de café e água fervida na chaleira normal. Então os infinitos tipos de cafeteira me surpreenderam bastante quando cheguei aqui na Alemanha.

Porão

 

Se você andar pelas ruas aqui na Alemanha e observar bem as casas, vai ver que às vezes elas tem umas janelinhas pequenas perto do chão. Ali estão os porões, que são usados para diversos fins. Às vezes é só mais um quarto para guardar tralha, ou uma sala onde está o sistema de aquecimento da casa, ou um lugar pra guardar as bicicletas, ou até mesmo tem um apartamento completo ali embaixo. Eu mesma já morei em um apartamento de porão, que ficava embaixo da casa de uma família alemã. Se podia chegar no porão tanto por uma porta que dava direto para a rua ou por uma escada que saía de dentro da casa da família. Do lado do meu apartamento eles tinham ainda um quarto com a máquina de lavar roupas e varal e mais um quarto onde guardavam mil coisas e tinha o sistema de aquecimento. Bom, acho que isso não se vê muito no Brasil.

gallery/casabrasileiraxcasaalema4

Telhado

 

Sim, no Brasil também existem muitas casas com esses telhados bonitinhos. Mas na minha opinião, aqui na Alemanha existem muito mais. O principal motivo de os telhados terem este formato aqui é para dividir o peso da neve e para que a neve caia de cima do telhado. Se o telhado é construído reto é preciso ter muita atenção com o peso que este telhado é capaz de sustentar. Por que nunca se sabe quanto vai nevar no próximo inverno, não é?

gallery/casabrasileiraxcasaalema3

Persiana e cortinas

 

É bem comum aqui as casas terem persianas nas janelas pelo lado de fora e muitas vezes não terem cortinas. Inclusive quando cheguei aqui em 2008 dormi as primeiras noites com a persiana do meu quarto aberta, por que não tinha percebido que ela existia. E também não tínhamos cortinas na casa inteira. Eu podia muito bem ter percebido que o vizinho tinha persianas, não é? Mas eram tantas coisas novas! Por um lado era bom que eu podia ver o dia amanhecendo, já que estava com o sono bem desregulado por causa do fuso-horário.

gallery/casabrasileiraxcasaalema5