gallery/fcbook
gallery/instagram
gallery/foto-capa6

Como cursar doutorado na Alemanha

O programa de bolsas para doutorandos estrangeiros do DAAD é muito conhecido no mundo inteiro e vejo muitos sites brasileiros falando dele. Mas sabia que existem muitas outras formas de cursar um doutorado na Alemanha?

 

Algumas palavras importantes

 

Doutorado em alemão se fala Promotion, sendo o verbo “cursar doutorado” promovieren. A pessoa que está cursando um doutorado pode ser chamada de Doktorand, Doktorandin (fem.), Promotionsstudent, Promovend, Promovierender, entre outros. Em alemão austríaco e suíço existem ainda diversas outras formas de se referir ao doutorando.

 

A tese de doutorado em si é chamada de Dissertation ou Doktorarbeit. Para concluir o doutorado na Alemanha é preciso que, além de escrever a tese, o doutorando faça a defesa da tese através de uma apresentação (Verteidigung der Dissertation).

 

Depois que a tese de doutorado foi defendida o estudante recebe o título de Doktor (Dr.). Muitas universidades utilizam o sistema internacional de doutorado e o estudante recebe ao final do doutorado o título de Ph.D, que é reconhecido mundialmente. A diferença entre Dr. e Ph.D é mínima: um estudante Ph.D pode adquirir o título em 3 anos, sendo o tempo para adquirir um título de Dr. mais longo. E no programa que oferece o título de Ph.D o estudante recebe a ajuda de orientadores de diferentes universidades e/ou áreas, sendo o programa para o título Dr. mais conectado a somente um orientador. Mas isto são teorias, no final das contas é o estudante, o tema e a complexidade da pesquisa que irão determinar o tempo do doutorado e os orientadores. Vale lembrar que o título alemão Dr. também é reconhecido mundialmente. Cada área tem a sua variação do título de doutor, como em medicina é o Dr. med., em engenharia o Dr.-Ing. e em ciências naturais o Dr. rer. nat.

 

Trabalho de pesquisador na universidade (wissenschaftlicher Mitarbeiter)

 

Um dos meios mais comuns de se cursar doutorado na Alemanha é trabalhando como pesquisador em um instituto dentro da universidade (wissenschaftlicher Mitarbeiter).

 

A aplicação para esta vaga é igual a aplicação para um emprego qualquer (veja neste artigo os documentos necessários). Às vezes é preciso enviar cartas de recomendações de antigos orientadores (ou simplesmente os dados de contato deles) e se você possui publicações científicas é interessante adicioná-las aos documentos também. A lista exata de documentos para a aplicação é dada na descrição da vaga.

 

O salário de pesquisador na Alemanha é tabelado segundo o TV-L (Tarifvertrag für den Öffentlichen Dienst der Länder) e o valor real do salário é dado em por cento a partir desta tabela. Um doutorando pode receber de 50 a 100% do salário de pesquisador. A tabela é dividida em diferentes grupos e doutorandos geralmente estão no grupo 13. Aqui dois exemplos de como o salário é especificado na descrição da vaga de doutorado.

Gostou do artigo?

Compartilhe!

gallery/d9c32ddda3c88332f7d63d888f58f8fd.lock

Como funcionário da universidade é comum que o estudante também ajude em outras atividades desenvolvidas no instituto: dar aulas, orientar estudantes de mestrado e bacharelado, ser responsável por um determinado laboratório ou ainda ocupar funções na organização do instituto. Estes trabalhos são feitos paralelamente ao desenvolvimento da tese de doutorado.

 

Bolsas de estudos

 

Se você já tem contato com algum professor na Alemanha, que se disponibiliza a ser seu orientador de doutorado, mas não possui meios de financiar sua pesquisa, uma opção é você procurar por uma bolsa de doutorado.

 

Há muitos doutorandos brasileiros na Alemanha que recebem bolsa do DAAD. Com certeza este é o programa de bolsas mais conhecido no Brasil. Aqui neste link você pode obter informações de como aplicar para uma bolsa.

 

Entretanto há diversos outros programas de bolsas. No site mystipendium você vai encontrar um banco de dados com instituições que oferecem bolsas para estudar na Alemanha. Neste site há bolsas para todos os tipos de estudos e foi aqui que encontrei a organização que me ajudou financeiramente durante o mestrado.

 

Além de procurar independentemente por uma bolsa de estudos, você pode perguntar para seu orientador se ele conhece algum programa relacionado ao tema do seu trabalho. Aqui na Alemanha também há muita ajuda financeira para pesquisa em forma de prêmios. Para aplicar para bolsas de doutorado é fundamental que você já tenha um orientador e uma ideia de tema a ser pesquisado.

 

Em empresas

 

Diferente do Brasil, aqui na Alemanha também é comum desenvolver a tese de doutorado em uma empresa. A empresa é vinculada a alguma universidade, a qual será responsável por dar o título de doutorado ao estudante. A parte prática da pesquisa é feita dentro da empresa ou é divida entre empresa e universidade. Os requisitos para ocupar a vaga de doutorando são determinados pela universidade.

 

Bosch, Daimler, Mahle, Fraunhofer Institut e Max-Planck-Gesellschaft são só alguns dos maiores institutos e empresas que oferecem vagas de doutorado na Alemanha.

 

Como para a vaga de pesquisador em universidade, a aplicação para vagas de doutorado em empresas é igual a de um emprego normal. Use de preferência a palavra Doktorand nos sites de procura de emprego. Um site bom para procurar empregos relacionados a pesquisa, e consequentemente para vagas de doutorado, é o academics.de.

 

Estes são alguns exemplos de como cursar e, o mais importante, de como financiar sua pesquisa de doutorado na Alemanha. Deixe seu comentário abaixo com dicas e experiências pessoais!

 

 

Autora: Fabíola Testoni

05/02/2017

gallery/como-cursar-doutorado-na-alemanha2