gallery/fcbook
gallery/instagram
gallery/foto-capa6

Como registrar um carro na Alemanha

Quer saber como registrar um carro no seu nome na Alemanha? Neste artigo conto onde ir, quais documentos você vai precisar e como funciona o processo.

 

Os 5 tipos de registros

 

Na Alemanha existem diferentes tipos de registro de carro e antes de tudo você precisa saber em qual tipo o seu carro se encontra. Para isto deve levar em conta os seguintes pontos:

 

  • O seu carro é novo ou usado?

  • No caso de um carro usado, ele ainda está registrado no nome do antigo proprietário?

  • No caso de um carro usado, o último registro dele foi feito na mesma cidade em que você vai registrar agora, ou em outra?

 

A partir destes dados você poderá escolher entre:

 

  • Neuzulassung eines Fahrzeugs: registro de um carro zero.

  • Umschreibung / Zulassung eines angemeldeten Fahrzeugs mit auswärtigem Kennzeichen: Recadastramento ou registro de um carro, que já está registrado no nome de alguém em outra cidade.

  • Umschreibung / Zulassung eines angemeldeten Fahrzeugs mit Stuttgarter Kennzeichen: Recadastramento ou registro de um carro, que já está registrado no nome de alguém e na mesma cidade que você quer registrá-lo (no seu caso, não Stuttgart e sim na sua cidade).

  • Umschreibung / Zulassung eines außer Betrieb gesetzten Fahrzeugs mit auswärtigem Kennzeichen: Recadastramento ou registro de um carro que foi desregistrado e tinha sido registrado antigamente em outra cidade.

  • Umschreibung / Zulassung eines außer Betrieb gesetzten Fahrzeugs mit Stuttgarter Kennzeichen: Recadastramento ou registro de um carro que foi desregistrado e tinha sido registrado antigamente na sua cidade.

 

Neste post vou falar do registro de um carro usado, que já não estava mais registrado no nome do antigo proprietário e vem de outra cidade. Em alemão é a opção Umschreibung / Zulassung eines außer Betrieb gesetzten Fahrzeugs mit auswärtigem Kennzeichen. O processo de registro é igual para todos os casos, somente alguns documentos podem mudar de um caso para outro.

 

Os documentos

 

Eu precisei dos seguintes documentos:

 

  • Documento de identificação: você precisa registrar seu carro na cidade onde você mora. Com seu documento de identificação será verificado se você está registrado naquela cidade.

  • Documentos do carro: Zulassungsbescheinigung Teil II (Fahrzeugbrief) e Zulassungsbescheinigung Teil I (Fahrzeugschein). Estes documentos você deve receber do vendedor na hora da compra do carro.

Gostou do artigo?

Compartilhe!

gallery/d9c32ddda3c88332f7d63d888f58f8fd.lock

Com os novos documentos do carro e as placas voltamos então na revendedora para retirar o carro.

 

Parece um pouco complicado, mas não é! Você ainda tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou envie uma mensagem através do Eu te ajudo.

 

 

Autora: Fabíola Testoni

03/01/2017

  • Comprovante de seguro do carro: antes mesmo de registrar o carro, você precisa fazer o seguro dele e apresentar um comprovante. Você não precisa fechar o seguro completamente ainda. Você pode entrar em contato com uma seguradora e pedir um orçamento e um comprovante de que você vai segurar seu carro com eles. Este comprovante basta para fazer o registro do carro.

  • Formulário do imposto sobre o veículo: este formulário você vai encontrar no site da sua cidade. Se chama SEPA-Kombimandat zum Einzug der Kfz-Steuer im Lastschriftverkehr. Neste formulário estarão seus dados bancários com sua assinatura, confirmando que os impostos do veículo poderão ser retirados desta conta.

  • Relatório de revisão: todos os carros aqui na Alemanha devem ser revisados de tempo em tempo. Todas as revisões são registradas em um caderninho, o HU-Untersuchungsbericht. Este documento você também deve receber do vendedor.

  • Procuração: caso outra pessoa vá registrar o carro pra você, ela precisará apresentar uma procuração assinada por você. No site da sua cidade você também vai encontrar este formulário (Vollmacht zur Fahrzeugzulassung). Não esqueçam que a pessoa também deverá apresentar um documento de identificação válido na Alemanha, além do documento de identificação do proprietário do carro.

  • Reserva de número da placa: aqui na Alemanha você pode escolher o número da placa do seu carro. Através deste site você pode reservar o número desejado e levar a confirmação da reserva quando for registrar o carro. A reserva não é obrigatória.

 

O processo

 

Compramos um carro e agora é hora de ir registrá-lo. No momento da compra recebemos do vendedor os seguintes documentos: Fahrzeugbrief, Fahrzeugschein e HU-Untersuchungsbericht. Lembrando: o carro continua na revendedora. No site da cidade de Stuttgart, na área Kfz-Zulassung imprimimos os seguintes formulários: SEPA-Kombimandat zum Einzug der Kfz-Steuer im Lastschriftverkehr e Vollmacht zur Fahrzeugzulassung. Juntei aos documentos um documento de identificação do meu namorado, o meu passaporte, pois fui registrar o carro no nome dele, a procuração assinada por ele, a reserva do número da placa,  o comprovante de seguro do carro e o formulário do imposto.

Fui então ao departamento encarregado, que em alemão se chama Kfz-Zulassungs- und Führerscheinstelle.

Em algumas cidades você já pode marcar um horário pela internet ou por telefone, mas em Stuttgart ainda não existe esta opção. Então peguei uma senha e esperei.

Depois de meia-hora chegou a minha vez! Entreguei todos os documentos para a pessoa que me atendeu. Em troca recebi um cartão (tipo um cartão de crédito) para fazer o pagamento da taxa de registro nos caixas eletrônicos. O registro custou € 42,40.

Também recebi um formulário para poder mandar fazer as placas. As placas são feitas em lojinhas que ficam na rua por perto. Existem várias e eles fazem as placas na hora. Na lojinha que eu fui as placas custaram € 37,00.

E então com as placas na mão e a nota de pagamento da taxa de registro fui retirar os documentos novos do carro na área de Ausgabe, no Kfz-Zulassungs- und Führerscheinstelle. Aqui você precisa mostrar as placas para eles colarem nelas a etiqueta do estado e a etiqueta que mostra a data da próxima revisão.

gallery/comoregistrarumcarronaalemanha1
gallery/comoregistrarumcarronaalemanha2
gallery/comoregistrarumcarronaalemanha3
gallery/comoregistrarumcarronaalemanha5
gallery/comoregistrarumcarronaalemanha6
gallery/comoregistrarumcarronaalemanha7