gallery/fcbook
gallery/instagram
gallery/foto-capa6

Como separar o lixo na Alemanha

Alemanha: um país com diversos tipos de lixeiras. Mas como saber o que colocar em cada uma delas?

 

Resumindo temos aqui em casa 8 tipos de lixo: saco amarelo, papel, lixo úmido, lixo biológico, vidros, pilhas, objetos grandes, objetos recicláveis de valor. Na Alemanha cada pessoa é responsável por separar seu próprio lixo e os alemães já aprendem desde pequenos como fazê-lo. Para quem chega na Alemanha e não está acostumado com este sistema, pode ser um pouco difícil de entender no começo. Mas não se preocupe, é mais simples do que parece!

Gostou do artigo?

Compartilhe!

gallery/d9c32ddda3c88332f7d63d888f58f8fd.lock

Espero ter esclarecido um pouco como este complexo sistema de separação de lixo na Alemanha funciona!

 

 

Autora: Fabíola Testoni

19/03/2017

gallery/comosepararolixonaalemanha1

Todo começo de ano recebemos um calendário com o plano de coleta de lixo para aquele ano e um panfleto informando como separar o lixo. Para papéis e para o lixo úmido temos as lixeiras grandes, que ficam em um lugar coberto do lado de casa, bem parecido com o sistema no Brasil. Mas os outros tipos de lixo são coletados de uma maneira diferente. O plano de coleta de lixo e as cores que representam cada tipo podem ser diferentes em cada cidade, mas os tipos de lixo são iguais. Neste post vou contar como tudo funciona aqui em Stuttgart.

 

Um fato interessante: cada casa paga pela quantidade de lixo que cabe nas lixeiras que possui. Por exemplo aqui em casa temos duas lixeiras para papel e uma para lixo úmido e a casa é dividida em 6 apartamentos. Se a lixeira já estiver cheia, azar! Não podemos por o saco de lixo fora da lixeira! É preciso esperar a coleta de lixo passar e a lixeira estar vazia de novo. Ou claro, se necessário, entrar em um acordo com os vizinhos e “comprar” mais uma lixeira, aumentando assim a taxa mensal de coleta de lixo.

 

Mas vamos ao que interessa!

Papel - Altpapier

 

Começando por um dos mais fáceis: o papel, que é representado pela cor verde (azul em alguns estados). Separamos os papéis secos dentro do apartamento e levamos na lixeira fora de casa sempre que necessário. A “regra” para separar os papéis é igual a no Brasil: papéis secos, jornais, revistas, embalagens secas, papelão, etc. A coleta de papel passa aqui no meu bairro as terças-feiras a cada 3 semanas.

 

Saco amarelo - Gelber Sack

 

No saco amarelo vão todas as embalagens de plástico, metal e alumínio, caixinhas de leite, isopor, sacolas de plático, papel filme, etc. A coleta do saco amarelo passa a cada 3 semanas. Em alguns estados existem as lixeiras amarelas (gelbe Tonne) para este tipo de lixo, mas aqui em Baden-Württemberg não. Ou seja, vamos acumulando os sacos de lixo no porão e só levamos pra rua no dia da coleta. E aí a rua fica assim:

gallery/comosepararolixonaalemanha3

Atenção na hora de separar o lixo do saco amarelo! Se tiver “lixo errado” ali dentro, o saco não é coletado e é deixado ali na rua até que o responsável o recolha e separe seu lixo de forma correta!

 

Pra não esquecer da coleta colamos o calendário do saco amarelo na cozinha.

gallery/comosepararolixonaalemanha4

Lixo biológico - Biomüll

 

Tudo que é biologicamente degradável pertence ao lixo biológico: restos de frutas, verduras e legumes, plantas, terra, restos de comida em geral, saquinho de chá, cabelo, entre outros. A lixeira do lixo biológico é a de cor marrom e é recolhida uma vez por semana (em alguns estados é verde). Aqui em casa não temos a lixeira marrom (sim, pra não pagar!), mas temos um “cantinho biológico” no jardim. Uma parte do lixo biológico jogamos lá, como restos de plantas e cascas de frutas, verduras e legumes. O resto do lixo biológico é colocado no lixo úmido mesmo.

gallery/comosepararolixonaalemanha7

Lixo úmido - Restmüll

 

Esse seria o “lixo normal”. Tudo que não se encaixa nos outros tipos de lixo vai para o lixo úmido: embalagens de papel que estão molhadas/sujas, guardanapo, absorvente, chepa de cigarro, saco do aspirador, fralda, pequenos objetos/brinquedos de plástico e muitas outras coisas. Para o lixo úmido temos uma lixeira pequena dentro de casa, que esvaziamos e colocamos na lixeira grande sempre que necessário, igual no Brasil. A lixeira é de cor cinza e é bastante conhecida como “die Graue Tonne” na Alemanha toda. A coleta de lixo úmido passa aqui em casa uma vez por semana.

 

Pilhas - Batterien

 

As pilhas não podem ser jogadas no lixo úmido! Em quase todo supermercado há uma pequena caixinha para coleta de pilhas, então é só levá-las junto quando for fazer compras e descartá-las lá.

Vidros - Gläser

 

Para os vidros há um ponto de coleta especial. Nós guardamos os vidros vazios em casa e de vez em quando levamos eles no ponto de coleta, onde eles são separados por cor. Estas lixeiras estão espalhadas por toda a cidade e há várias em cada bairro.

gallery/comosepararolixonaalemanha2

Objetos grandes - Sperrmüll

 

Spermüll é uma palavra muito famosa na Alemanha e que, pelo que eu saiba, não tem tradução para o português. Spermüll é todo tipo de lixo grande, que não cabe nas lixeiras normais. Por exemplo restos de móveis que não sejam de metal, colchões, tapetes, brinquedos grandes que não sejam de metal, recipientes grandes tipo baldes, lixeiras e bacias, etc.

 

A coleta deste tipo de lixo deve ser “encomendada” através de um formulário que vem com o panfleto informativo no começo do ano. Cada apartamento/casa tem o direito de pedir a coleta de Sperrmüll duas vezes por ano à 3 m³ cada coleta. O lixo deve ser colocado em frente a casa na calçada. É muito comum as pessoas já deixarem o lixo ali na rua uns dois dias antes da coleta, assim se alguém passar e precisar de alguma coisa que está ali no lixo pode pegar e reutilizar.

gallery/comosepararolixonaalemanha5

Se você tiver mais lixo tipo Sperrmüll é possível “encomendar” a coleta mais de duas vezes no ano, mas daí é preciso pagar. Este é o sistema de Stuttgart e pode ser diferente em outras cidades. Em Offenburg, onde morei antigamente, há um dia no ano, no qual todos na cidade podem descartar o Sperrmüll. Os caminhões de coleta passam pela cidade inteira neste dia.

Objetos recicláveis de valor - Wertstoff

 

Eletrodomésticos, aquecedores, celulares, computadores, rádios, lampadas, painéis solares fotovoltaicos e outros aparelhos eletrônicos fazem parte da categoria de objetos recicláveis de valor. Este tipo de lixo pode ser descartado no chamado Wertstoffhof (centro de reciclagem) ou, em alguns casos, junto com o Sperrmüll.

 

Cada cidade tem seu centro de reciclagem e lá também é possível descartar seu Sperrmüll (em troca de um daqueles formulários). Caso você não queira esperar pela coleta é só por todo o Spermüll no carro e levar imediatamente no Wertstoffhof.

 

A separação do lixo aqui na Alemanha vai ainda além. Em caso de produtos especiais (Sondermüll) como produtos químicos, produtos inflamáveis, pneus, pedras, óleos, tintas e outros, há regras e pontos de coleta especiais (muitos deles também no Wertstoffhof). Há ainda produtos que se é preciso pagar para descartá-los.

 

Para roupas e calçados usados, que ainda possam ser aproveitados, há estes pontos de coleta espalhados pela cidade:

gallery/comosepararolixonaalemanha6