gallery/fcbook
gallery/instagram
gallery/foto-capa6

Dicas de trabalho para estudantes na Alemanha

Você é estudante na Alemanha e está precisando de uma renda extra? Neste post vou dar algumas dicas de trabalho para estudantes.

 

Estudantes brasileiros na Alemanha recebem um visto segundo a lei § 16 e tem o direito de trabalhar até 120 dias inteiros por ano (segundo § 16 Absatz 3). E existem várias opções para aproveitar as horas vagas entre aulas e estudos para ganhar um dinheirinho extra.

 

Wissenschaftliche Hilskraft

 

Na minha opinião o melhor trabalho para estudantes é dentro da universidade mesmo. Este tipo de trabalho se chama wissenschaftliche Hilskraft ou studentische Hilfskraft, ou ainda abreviado HiWi. Como HiWi você pode trabalhar em projetos relacionados a sua área de estudos e ainda adquirir experiências que serão úteis na sua vida profissional no futuro. A melhor forma de conseguir uma vaga de HiWi é entrando diretamente em contato com professores. As horas de trabalho geralmente são bem flexíveis, assim você pode trabalhar antes ou depois das aulas ou nas férias. Sem contar que você pode se dispor a trabalhar somente o tanto de horas que acha que será compatível com o tanto de horas que você precisa para os estudos. Este tipo de trabalho equivale ao trabalho de iniciação científica no Brasil.

 

Uma boa notícia: o trabalho de HiWi é considerado um trabalho relacionado aos estudos e não entra na regra de horas permitidas do visto. Ou seja, as horas de trabalho não são limitadas. O salário de HiWi varia de estado para estado e se o estudante já possui algum diploma. Por exemplo um estudante de mestrado, que já tem um diploma de Bachelor, receberá um pouco mais. Entre em contato com seus professores e pergunte se eles tem vagas para trabalhar em projetos de pesquisa na sua universidade!

 

Minijob

 

O Minijob é um tipo de trabalho onde o estudante é contratado por uma empresa e pode receber no máximo até 450 euros. Por isso este trabalho também é chamado de 450-Euro-Job. O motivo de não passar de 450 euros é que assim a empresa não precisará, por lei, pagar impostos ao governo e nem outros benefícios ao funcionário, como seguro de saúde e seguro desemprego.

 

Existem várias opções de Minijob para estudantes. Alguns exemplos:

 

  • garçom/garçonete em bares e restaurantes

  • ajudante em cinema

  • na cozinha de restaurantes, sorveterias e bares

  • entregador/a de pizza

  • ajudante em lojas

  • ajudante em museus e feiras, como recepcionista por exemplo

  • entregador/a de panfletos na rua

  • distribuidor/a de jornais

  • professor/a em alguma empresa que oferece aulas de apoio para alunos

  • ajudante na produção em indústrias

  • ajudante nos correios separando cartas

 

Dependendo do tipo de trabalho aqui também é possível ter horas flexíveis de trabalho. É só conversar com o empregador e combinar com ele em quais horários você estaria disponível para trabalhar. O salário pode variar muito de empresa para empresa. Dica: em trabalhos como garçom ou entregador de pizza você pode ganhar gorjetas também!

 

Werkstudent

 

Traduzindo Werkstudent seria como um “estudante de fábrica”. Um Werkstudent possui um trabalho em uma empresa, como no Minijob, mas com a diferença de que pode ganhar mais de 450 euros por mês e assim ganhar ainda alguns benefícios além do salário. Mas é claro, também trabalha mais horas do que em um Minijob. Geralmente um Werkstudent trabalha em algum trabalho relacionado a sua área de estudos. Por exemplo um estudante de arquitetura que trabalha em um escritório de arquitetura. Este tabalho é o equivalente ao trabalho de estagiário no Brasil. O nome estagiário na Alemanha, entretanto é destinado a um estudante que está fazendo seu estágio obrigatório da faculdade e que trabalha em tempo integral, sem estar visitando aulas. Então se você está cursando a faculdade e quer só trabalhar algumas horas por semana em alguma empresa relacionada a sua área procure por vagas para Werkstudent. O salário e as horas de trabalho irão depender da empresa na qual você trabalhar.

Gostou do artigo?

Compartilhe!

gallery/d9c32ddda3c88332f7d63d888f58f8fd.lock

Se você tem mais dicas de trabalho para estudantes deixe seu comentário aqui embaixo!

 

Autora: Fabíola Testoni

06/01/2017

Ferienjob

 

O nome já diz tudo! Se você não tem tempo durante o semestre, você pode trabalhar nas férias. O Ferienjob pode ser muito parecido com o Minijob, só que aqui você vai concentrar suas horas de trabalho nas férias. Uma outra opção legal de trabalho de férias é em organizações que oferecem atividades para crianças nas férias, trabalhando como recreador/a. Ou ainda como ajudante em piscinas públicas, onde o movimento é muito maior nas férias de verão.

 

Babá, faxineira e cuidador/a de animais domésticos

 

Se você precisa de flexibilidade estes tipos de trabalho são a melhor opção. Aqui é você quem planeja seus horários e também tem total controle de onde e qual trabalho vai aceitar. Existem vários portais onde você pode fazer um perfil e entrar em contato com famílias que precisam de babá ou faxineira ou até com pessoas que precisam de ajuda com seus animaizinhos. Alguns exemplos de portais: haushelden.de, betreut.dehallobabysitter.de, babysitter.de .

gallery/dicasdetrabalhoparaestudantesnaalemanha