gallery/fcbook
gallery/instagram
gallery/foto-capa6

FSJ: voluntariado na Alemanha

Uma ótima alternativa para quem quer aprender alemão e vir conhecer a vida na Alemanha é o programa de voluntariado, o FSJ. Neste post vou contar onde você pode trabalhar, como concorrer a uma vaga e um pouco de como funciona o programa.

 

FSJ é a abreviação usada para Freiwilliges Soziales Jahr (Ano Voluntário Social). Além do FSJ existem ainda o FÖJ (Freiwilliges Ökologisches Jahr - Ano Voluntário Ecológico) e o BFD (Bundesfreiwilligendienst - Serviço Voluntário Federal).

 

Informações gerais

 

  • Idade: a idade limite para o FSJ e o FÖJ é de 27 anos e para o BFD não existe limite de idade.

  • Duração: normalmente 1 ano, mas pode durar também de 6 meses a 2 anos. Com uma carga horária de 39 horas por semana.

  • Conhecimento do idioma: você precisa ter um nível básico de alemão, principalmente se vai trabalhar em contato com pessoas. A não ser que a entidade onde você for trabalhar não exija conhecimento do idioma ou ofereça um curso de alemão.

 

Onde trabalhar

 

São infinitas as opções de trabalho voluntário. Aqui alguns exemplos:

 

  • Cuidador/a de crianças

  • Cuidador/a de crianças com necessidades especiais

  • Cuidador/a de idosos

  • Em hospitais

  • Serviços de resgate

  • Em teatros, museus e escolas de música

  • Em clubes de esporte

  • Em prefeituras e escritórios do governo

  • Clubes de jovens

  • Entidades de direitos humanos

  • Em organizações ambientais

  • No exército

 

Se você gostaria de trabalhar na área social pode dar uma olhada nas seguintes instituições:

 

Existem muitas instituições sociais na Alemanha. Aqui neste site você vai encontrar um banco de dados com cerca de 1000 instituições.

 

Se você optar por um FÖJ, o Ano Voluntário Ecológico, procure por organizações ambientais como o greenpeace ou wwf.

 

A aplicação para uma vaga de voluntário é feita diretamente na instituição, geralmente através da página na internet. Os documentos necessários para a aplicação variam em cada instituição, mas os básicos você já pode ter à mão: currículo com foto, carta de motivação e caso você tenha, certificado de conhecimento da língua alemã. Os programas de voluntariado começam geralmente em agosto ou setembro. Então certifique-se de enviar sua aplicação a tempo!

 

 

 

 

 

 

Documentos necessários para requerimento do visto

 

Depois de ser aceito para uma vaga de voluntário você pode começar o processo de requerimento do visto. Todos os documentos devem ser apresentados em original e com duas cópias:

 

  • Requerimento de Autorização de Residência (baixe aqui o formulário).

  • Declaração nos termos do n.° 2, ponto 8, do artigo 54.° em conjugação com o artigo 53.° da Lei alemã de residência (Aufenthaltsgesetz) (baixe aqui a declaração).

  • Duas fotos biométricas atuais (3,5 x 4,5 cm).

  • Carta de motivação com indicação da sua perspectiva profissional depois do serviço voluntário.

  • Contrato sobre o seu serviço voluntário na Alemanha assinado por você e pela instituição onde você irá trabalhar.

  • Caso o contrato ou outra confirmação fornecida pela instituição receptora não faça menção a alojamento e alimentação, você precisa apresentar ainda outros comprovantes de garantia de sustento.

  • Certificado de conhecimento da língua alemã. Caso você não possua um certificado, você poderá fazer uma entrevista no consulado no ato de requerimento do visto. Ou ainda, caso você não tenha conhecimentos básicos da língua alemã, você deverá provar, através de uma confirmação da instituição receptora, que ela dispensa, inicialmente, dos conhecimentos do idioma e que você poderá adquiri-los em cursos de idioma após a entrada no país.

  • Se o requerimento de visto for deferido, você precisará apresentar um comprovante de seguro de saúde de viagem válido para o período entre a entrada no país e o início do serviço voluntário.

 

O pagamento da taxa de 60 euros deve ser feito no ato de requerimento do visto em reais em espécie. Não será aceito pagamento em euros ou outras formas de pagamento.

 

Se você já estiver na Alemanha, pode requerer seu visto diretamente aqui!

 

Quanto recebe um voluntário?

 

O pagamento varia em cada instituição e pode ser de 150 a 370 euros por mês. Além desta mesada, que é como é chamado o pagamento de voluntário aqui (Taschengeld), você pode receber ainda moradia e ajuda com transporte e alimentação. Isto também vai depender de cada instituição.

 

Alguns benefícios são obrigatoriamente pagos pela instituição, como seguro de saúde, aposentadoria, seguro social e de acidentes e o seguro desemprego.E você terá direito a 24 dias de férias, em um programa com duração de um ano. Durante o programa você deverá participar de seminários: no mínimo 25 seminários para um ano de voluntariado. Nestes seminários são dadas palestras e feitas atividades relacionadas a sua área de trabalho ou também são feitos passeios para melhor integração do grupo de voluntários. Os dias de seminários são contatos como dias trabalhados.

Gostou do artigo?

Compartilhe!

gallery/d9c32ddda3c88332f7d63d888f58f8fd.lock

Espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre o programa de voluntariado na Alemanha! Deixe seu comentário abaixo com perguntas ou compartilhando suas experiências!

 

Autora: Fabíola Testoni

14/01/2017

gallery/fsj-voluntariado-na-alemanha2

Eu fiz FSJ no primeiro semestre de 2013 e adorei! Ouvi sobre o projeto enquanto procurava uma maneira de passar mais algum tempo na Alemanha para que meu alemão continuasse evoluindo.
Recomendo a experiência para pessoas que se interessam por trabalho social. Eu trabalhei em uma escola para crianças com necessidades especiais e apesar de estar muito cansada no fim do dia, voltava para casa feliz. O FSJ proporciona além do aprimoramento do idioma, crescimento pessoal e fazer novos amigos.

 

Mariana Monteiro