gallery/fcbook
gallery/instagram
gallery/foto-capa6

O carnaval na Alemanha

O carnaval na Alemanha tem vários nomes: Karneval, Fasching, Fastnacht, entre outros. Mas existe diferença entre eles?

 

O nome Fastnacht (da palavra Fasten = jejum e Nacht = noite) se referia originalmente somente à noite de terça-feira antes da quarta-feira de cinzas. Com o passar do tempo o significado da palavra foi se transformando e Fastnacht se refere agora a todo o tempo que dura o carnaval.

 

Entretanto o termo Fastnacht não é usado em todas as regiões. Os 3 nomes oficiais do carnaval na Alemanha são: Fastnacht, Karneval e Fasching. E é aí que começa a confusão. Cada cidade usa um nome diferente e não há uma diferença clara entre cada um deles. Mas vou tentar dar uma visão geral do tema.

Gostou do artigo?

Compartilhe!

gallery/d9c32ddda3c88332f7d63d888f58f8fd.lock

O nome Karneval é mais usado na região de Rheinland (região concentrada nos estados de Hessen, Nordrhein-Westfalen, Rheinland-Pfalz e Saarland) e aqui se encontram as maiores festas de carnaval da Alemanha, nas cidades de Köln, Düsseldorf e Mainz.

 

Mesmo Mainz estando nesta região o carnaval nesta cidade é conhecido como Mainzer Fastnacht (Fastnacht de Mainz). Aqui acontece um dos maiores desfiles de carnaval da Alemanha: o Mainzer Rosenmontagszug. Rosenmontag (segunda-feira das rosas) é como é chamada a segunda-feira que antecede a quarta-feira de cinzas.

 

Oficialmente o Karneval começa no 11º dia do 11º mês do ano às 11:11 h, ou seja, as festas se iniciam no dia 11 de novembro. Às 11:11 h o prefeito entrega a chave da cidade para os foliões, que obtém o controle da cidade até na terça-feira antes da quarta-feira de cinzas. E por que dia 11 de novembro? O número 11 é tradicionalmente conhecido por ser o número do bobo. E além do mais, 40 dias após 11 de novembro é 21 de dezembro, o dia mais curto do ano.

 

A tradição do carnaval na Alemanha tem suas raízes na lenda da expulsão dos fantasmas do inverno. Na estação mais fria do ano os espíritos bons, que trazem a alegria da primavera andam pelas ruas espantando os espíritos maus do inverno.

Neste período é muito comum encontrar pessoas pelas ruas e nos comércios com as mais variadas fantasias.Na minha opinião é mais como uma festa a fantasia no Brasil.

Nos desfiles cada clube está fantasiado e/ou desfila em carros alegóricos de acordo com um tema escolhido. Temas de caráter político são muito frequentes, como aqui no desfile em Mainz a chanceler Angela Merkel salvando a Opel e o Commerzbank na crise econômica de 2009 e uma piada sobre o “Yes, we can” do presidente Obama.

Na região sudoeste da Alemanha e na região de Oberlausitz (Sachsen e Brandeburg) o carnaval é mais conhecido por Fastnacht. Há diversas variações na pronúncia de acordo com cada dialeto, como por exemplo Fasnacht em uma parte da região de Baden, Fasenacht na região de Franken ou Fasnet na outra parte da região de Baden, em Württemberg e em Bayerisch-Schwaben.

 

O Fastnacht começa no dia 6 de janeiro. A partir desde dia as bruxas e demônios estão soltos! Uma das figuras mais populares do Fastnacht é o Narr (o bobo), que é representado sempre por figuras bem coloridas, que espantam os demônios que estão circulando pela cidade.

 

As fantasias tradicionais do Fastnacht são um pouco diferentes das que são usadas nos grandes desfiles do Karneval. As máscaras, muitas vezes feitas de madeira, são passadas de geração em geração e cada clube de carnaval tem seus costumes característicos, que são sempre iguais todos os anos.

 

Fasching é o nome dado para o carnaval em partes das regiões de Bayern e de Sachsen e na Áustria. O maior desfile de Fasching acontece em München: o Tanz der Marktweiber (dança das mulheres da feira). Os clubes se apresentam com fantasias, músicas e coreografias relacionadas ao tema “Feira”. O Fasching é mais parecido com o Karneval, mas em proporções menores.

 

Este termo também é usado em outras regiões para designar o carnaval em geral. Por exemplo: na cidade de Stuttgart o carnaval é chamado de Fasnet, mas quando as pessoas se referem às férias escolares falam em Faschingsferien (férias de Fasching).

 

O fim de semana de Carnaval

 

Os grandes desfiles e festas acontecem no fim de semana de carnaval (de quinta a terça-feira). Independente de como o carnaval é chamado, as festas particulares e em danceterias são iguais em toda a Alemanha. Não há limites e nem regras para escolher a fantasia e o que vale é a diversão (e claro, tudo isto regado a muita cerveja!).

 

Nas regiões da Alemanha onde o carnaval é festejado, o período do carnaval é chamado de “quinta estação do ano” (die fünfte Jahreszeit). É uma “estação do ano” mais alegre, mais leve e com uma sensação festiva no ar.

 

Você já festejou carnaval na Alemanha? Conte pra gente como foi!

 

 

Autora: Fabíola Testoni

31/01/2017

gallery/o-carnaval-na-alemanha2
gallery/o-carnaval-na-alemanha
gallery/o-carnaval-na-alemanha3