gallery/fcbook
gallery/instagram
gallery/foto-capa6

Procurando um imóvel para alugar

Você decidiu vir morar na Alemanha. Ótimo! Mas e agora? Como procurar um lugar para morar? Neste post vou te dar algumas dicas de onde você pode começar a sua procura por moradia na Alemanha.

 

Portais online

 

O WG-Gesucht é um dos maiores sites de anúncios de quartos, apartamentos e casas na Alemanha. A abreviação WG vem de Wohngemeinschaft, que seria a moradia partilhada no Brasil. Entretanto, neste site você vai encontrar não só quartos em apartamentos partilhados, como também apartamentos e casas inteiros para alugar.

 

Outros sites alemães bastante usados:

 

Nestes últimos dois sites tem anúncios de várias coisas, não só de moradia, então você precisa entrar em Immobilien.

 

Em todos estes portais não é preciso se registrar para poder usá-lo. Na área de procura, você pode usar o filtro para procurar exatamente um tipo de imóvel, colocar qual o tamanho e a partir de quando você precisa da moradia e muitas outras opções.

 

Se você ainda não se encontra na Alemanha e não tem como visitar o imóvel e falar pessoalmente com o locador, tome muito cuidado com fraudes! É muito comum aqui na Alemanha que o proprietário do imóvel exija um pagamento adiantado para reservar o imóvel para você. Mas existem muitos anúncios falsos na internet e quando eles veem que você mora no exterior e precisa urgente de um apartamento, tentam passar o golpe em você. Desconfie de aluguéis muito baratos e de fotos muito profissionais (geralmente são fotos tiradas de revistas). Nunca transfira dinheiro para um locador sem ter pelo menos visto o imóvel pessoalmente antes e caso for fazer uma transferência, exija um comprovante de pagamento. Se você não tem como visitar o imóvel pessoalmente, peça para algum conhecido fazê-lo. Não tem nenhum conhecido na Alemanha? Entre em grupos de brasileiros no facebook e peça ajuda. Com certeza alguém que mora naquela cidade vai te ajudar a ver, pelo menos, se o endereço e o imóvel existem.

 

Anúncios em jornais

 

Se você já mora na cidade ou na região pra onde você quer se mudar, uma boa opção é dar uma olhada nos anúncios de jornais. Nas grandes cidades, e atualmente também em cidades menores, a concorrência para conseguir uma moradia aqui na Alemanha é muito grande. E como os anúncios de jornais geralmente não são a primeira opção que as pessoas usam, a concorrência pode ser menor e você pode ter mais chances de entrar em contato com o proprietário do apartamento ou casa.

 

Facebook

 

O facebook já se tornou uma plataforma para tudo que se precisa na vida e não poderia ser diferente no assunto moradia. Para quase toda cidade ou região existem grupos no facebook onde as pessoas postam anúncios de imóveis para alugar. Procure por palavras-chave como Mieten, Vermieten, Wohnung, Wohnungsbörse ou Nachmieter + a cidade ou região que você deseja.

 

 

Você deve estar pensando “e nas imobiliárias? Não devo procurar? “. As imobiliárias aqui na Alemanha geralmente usam os portais online para fazer seus anúncios. Uma pessoa procura uma imobiliária quando ela é a proprietária da casa ou apartamento e deseja alugar o imóvel com a ajuda desta imobiliária. Quando você procurar um apartamento em algum destes portais citados acima vai perceber que dentro do anúncio constará se o imóvel está sendo alugado por uma pessoal particular (em alemão von privat) ou por uma imobiliária. Antigamente quando o locatário alugava um imóvel através de uma imobiliária precisava pagar uma taxa para ela (Provision). Esta regra mudou em junho de 2015 e desde então é o locador quem paga esta taxa.

 

Estes são alguns exemplos de onde você pode encontrar os anúncios de imóveis aqui na Alemanha. Se você se interessar por alguns deles, basta entrar em contato com o locador para marcar uma visita ao imóvel (Besichtigungstermin).

 

Se você tem outras dicas de como ou onde procurar imóveis para alugar, deixe seu comentário aqui embaixo.

 

 

Autora: Fabíola Testoni

06/12/2016

Gostou do artigo?

Compartilhe!

gallery/d9c32ddda3c88332f7d63d888f58f8fd.lock