gallery/fcbook
gallery/instagram
gallery/foto-capa6

Você conhece o Studienkolleg?

Você terminou o ensino médio no Brasil e quer cursar a universidade na Alemanha? Então você precisa conhecer o Studienkolleg.

 

Para se candidatar a uma vaga em uma universidade na Alemanha todas as pessoas precisam do Hochschulzugangsberechtigung (HZB - direito de admissão na universidade). Para estudantes alemães nada mais é que o certificado da escola, com a nota média das provas finais (Abitur). Infelizmente o certificado escolar brasileiro não é reconhecido na Alemanha e assim, estudantes brasileiros não possuem um HZB. Mas há uma solução!

 

Para receber um HZB você precisa frequentar o Studienkolleg durante um ano. Ele é um curso preparatório para a faculdade, onde você vai estudar matérias específicas para a área que você quer cursar depois, aprimorar seu alemão e se adaptar a vida universitária na Alemanha.

 

Onde posso cursar o Studienkolleg?

 

O Studienkolleg é oferecido por várias universidades na Alemanha. Entretanto não por todas e nem todas oferecem todos os tipos de Studienkolleg. Caso uma determinada universidade não tenha Studienkolleg, ela com certeza é parceira de outra universidade que oferece o curso. Então a primeira coisa que você deve fazer é escolher o curso universitário que você vai querer cursar no futuro. De preferência escolha a universidade também, pois lá você encontrará informações sobre qual Studienkolleg frequentar. No website de toda universidade existe uma área com informações para estrangeiros sobre como ingressar naquela universidade, dizendo também qual tipo de Studienkolleg você deve frequentar para cada curso oferecido. Caso você não encontre estas informações no site, envie um e-mail perguntando.

 

E você deve estar atento a este detalhe: na Alemanha existem diferentes tipos de universidades, sendo Hochschule (universidade técnica) e Universität (universidade) os principais tipos. Então, se você fazer seu Studienkolleg em uma Universität, você não poderá cursar a Hochschule depois, e vice-versa. Por isso é aconselhável que você, além do curso, já escolha também a universidade que gostaria de frequentar antes de cursar o Studienkolleg. Assim você já é encaminhado para o tipo de Studienkolleg certo para o seu caso.

 

Além da diferença entre Hochschule e Universität, os tipos de Studienkolleg são classificados por áreas. Existem 5 tipos de Studienkolleg para Universität:

  • G-Kurs (geisteswissenschaftliche Studiengänge): área de humanas, para cursos como Teologia, Religião e Filosofia.

  • W-Kurs (wirtschaftswissenschaftliche Studiengänge): área de economia, para cursos como Engenharia de Produção, Ciências da Computação e Administração.

  • M-Kurs (medizinische Studiengänge), para cursos na área médica, como Odontologia, Veterinária e Psicologia.

  • T-Kurs (technische Studiengänge), área técnica, para cursos como Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Mecatrônica.

  • S-Kurs (Philologien), para a área de línguas.

 

E para Hochschule existem os seguintes cursos:

  • TI-Kurs (technische und ingenieurwissenschaftliche Studiengänge): igual ao T-Kurs da Universität.

  • WW-Kurs (wirtschaftswissenschaftliche Studiengänge): igual ao W-Kurs da Universität.

  • GD-Kurs (gestalterische und künstlerische Studiengänge), área artística, para cursos como Artes, Design e Música.

  • SW-Kurs (sozialwissenschaftliche und gesellschaftswissenschaftliche Studiengänge): áreas sociais, para cursos como Ciências Sociais, Pedagogia e Política.

 

Como entrar no Studienkolleg?

 

Agora que você já sabe onde deve fazer o Studienkolleg, entre no site desta universidade e veja quais documentos você precisa para a matrícula. Bom, e agora vem a má notícia: você vai precisar passar em uma prova para ser aceito no Studienkolleg, que é mais ou menos como um vestibular (Aufnahmetest). A prova é toda em alemão e as matérias que caem são geralmente só alemão e matemática. Somente em alguns Studienkollegs poderá cair mais alguma matéria específica para o tipo de curso, como por exemplo a prova de admissão do T-Kurs na Hochschule Konstanz, que tem também perguntas de física.  O nível da prova de alemão é sempre B1-B2. 

 

Na página de cada Studienkolleg você deve encontrar quais assuntos exatamente podem cair nesta prova de admissão. Assim você pode se organizar e estudar sozinho ou com amigos em casa. Você também pode fazer a prova de admissão para mais de um Studienkolleg e depois decidir qual vai frequentar. A prova de admissão é paga, mas o Studienkolleg é gratuito. Ao longo do Studienkolleg você só precisará pagar as taxas administrativas, que custam em torno de 100 a 400 Euros por semestre, dependendo da universidade.

 

Depois do Studienkolleg

 

Você passou na prova de admissão e cursou com sucesso os dois semestres? Agora vem a última etapa do Studienkolleg: a prova final (Feststellungsprüfung). No fim do Studienkolleg você vai fazer a prova final de cada matéria que você estudou naquele ano. Estude! Pois será com estas notas finais que você vai se candidatar a uma vaga na universidade que você deseja cursar. Se você passar nestas provas, você terá enfim o seu Hochschulzugangsberechtigung (HZB), com a sua média final do Studienkolleg. Esta nota é muito importante para entrar na universidade aqui na Alemanha. Muitos cursos possuem um número fixo de vagas e, como no Brasil, as melhores notas ganham as vagas. Mas calma, você não vai concorrer diretamente com um candidato alemão. Cada universidade oferece, para cada curso, uma quota para estrangeiros.

 

Com o seu HZB na mão você poderá se candidatar em diferentes universidades, para diferentes cursos, em toda a Alemanha. Mas sempre respeitando o tipo de Studienkolleg que você fez. Por exemplo, com um TI-Kurs você pode se candidatar a vagas em diversos cursos de engenharia em universidades técnicas (Hochschule), mas não poderá estudar em uma Universität, e muito menos medicina.

Fique atento aos prazos limites para as candidaturas, tanto para a prova de admissão, quanto para matrícula no Studienkolleg e para a candidatura na universidade. Estes prazos são levados bem a sério aqui!

 

E esta é a minha irmã, a prova viva de que é possível passar no teste de admissão e nas provas finais do Studienkolleg e entrar na universidade na Alemanha!

Gostou do artigo?

Compartilhe!

gallery/d9c32ddda3c88332f7d63d888f58f8fd.lock
gallery/voce conhece o studienkolleg2

Aqui neste site você encontra mais algumas informações gerais sobre Studienkolleg na Alemanha. Mas como falei lá em cima, o melhor é você procurar as informações específicas para o curso que você vai querer estudar e para o Studienkolleg que você deve frequentar, pois cada universidade tem suas regras e prazos.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário aqui embaixo!

 

 

Autora: Fabíola Testoni

05/12/2016